Entrevista Com Ricardo Polesso Do Cara Da Foto

Opa, Édipo falando aqui! Hoje trouxe um bate papo rápido com o super Empreendedor Digital, Ricardo Polesso.

Ricardo é Co-fundador da Cara Da Foto, o maior site de fotografia de viagem e paisagem em língua portuguesa.

Conheci o Ricardo em fevereiro de 2015 em um evento de vendas online, pensa num cara gente boa, tivemos um sintonia muito bacana, até já citei o Cara Da Foto nesse artigo, onde falo sobre Negócios Digitais de Sucesso baseados em Hobbies.

O Ricardo passa várias dicas pra quem está começando e querendo criar seu Negócio Online, espero que você curta, porque eu particularmente achei muito massa 🙂

Entrevista Com Ricardo Polesso Do Cara Da Foto

ricardo-polesso

Fale um pouco sobre você! Quem é o
Ricardo Polesso?

– Gaúcho apaixonado pela vida, liberdade e natureza. Co-fundador do CaraDaFoto.com.br, que fechou o ano de 2015 como sendo o maior site de fotografia de viagem e paisagem em língua portuguesa, com mais de 550 mil pessoas seguindo e quase 10 mil alunos nos 3 cursos oficiais. Para tentar resumir quem sou eu, acredito que a expressão “mente inquieta” faz um bom trabalho. Motivado pelo constante aprendizado e aperfeiçoamento, movido à conhecimento e recompensado pelo privilégio de usar o tempo como bem entender.

Como você entrou no Marketing Digital?

– A mudança veio após 8 anos de experiência corporativa na área de Tecnologia da Informação em grandes multinacionais. Durante esses anos o meu grande objetivo era buscar especializações/certificações da área para um dia chegar no topo e finalmente usufruir dos privilégios de viajar à trabalho, ter horário flexível e quem sabe, férias adicionais. A verdade é que o sentimento de realização e felicidade plena não vinham junto com o eventual reconhecimento e promoções, muito pelo contrário. 

Foi então que eu e meu irmão Rodrigo Polesso decidimos lançar juntos em 2013 o Cara Da Foto, um site onde compartilhamos a nossa paixão pela vida, natureza e liberdade, através da fotografia de viagens e paisagens.

Em pouco mais de 2 anos de lançamento, o Cara Da Foto hoje me provê todos aqueles desejos e muito mais. Através dele o meu conceito de férias e trabalho virou um só. Cada viagem de férias passou a ser viagem de trabalho e cada dia de trabalho passou a ser um dia de férias.

 Na sua opinião qual é a habilidade número 1 que um Empreendedor de Sucesso precisa desenvolver?

– A de acreditar profundamente no que faz e fazer tudo com dedicação máxima.

Como foi sua transição de carreira, sair de emprego corporativo para começar seu negócio online?

– Acredito que o sentimento mais comum e, talvez, inevitável para quem passa por isso, é o de estar indo contra tudo e todos. 

No momento em que decidi abrir mão do meu emprego, possuia cargo de alta senioridade, plano pessoal de carreira praticamente todo estruturado para os anos seguintes e também a pretenção de assumir cargos de gestão de pessoas em poucos meses.

Além do lado corporativo, em poucos dias ingressaria em uma pós-graduação internacional em Liderança e Gestão na universidade de Berkeley, na California.

Considerando tudo isso, a reação dos meus familiares e amigos próximos foi bem dividida. Porém como meu irmão, Rodrigo, já possuía negócios online há anos e um estilo de vida muito próximo do que queria para mim, a decisão de largar tudo e entrar de cabeça, sem “Plano B”, foi rápida e fácil.

E foi assim que essa pós-graduação em Berkeley acabou também sendo a primeira viagem à negócios, resultando nas minhas primeiras fotos e vídeos de conteúdo para o Cara Da Foto.

Na sua opinião qual é maior benefício em ter um Negócio Online?

– Liberdade.

Qual foi o pior erro que você já cometeu?

– Achar que o sucesso depende de mais alguém, além de você mesmo. 

Qual foi o maior acerto?

– Guinar a vida na direção dos sonhos e nunca tirar o pé do acelerador.

Você pode listar algumas dicas pra quem está querendo criar seu negócio online?

– Acho que o principal é ter bem claro na mente o que fazer e nunca perder o foco. Muitas vezes acabamos abrindo espaço para oportunidades que nos distanciam cada vez mais do grande objetivo principal. Não que isso seja errado, afinal talvez em uma dessas janelas você descubra sua verdadeira vocação, porém é preciso estar sempre consciente. 

Segundo, é claro, determinação e trabalho pesado. “…either get it or die trying” (Ou eu consigo, ou morro tentando), Will Smith. Eu acredito que a probabilidade de se ter sucesso no que faz está diretamente relacionada à seriedade que você emprega em tudo e o quanto você realmente acredita no que faz. 

Você quer deixar alguma mensagem final pra Galera? Fique a vontade!

– Se você está aqui agora, é bem provável que também tenha uma coceirinha que nunca passa. Um sonho, um desejo, uma vontade de mudar ou criar. Certo?

Ótimo, o primeiro passo você já deu, que é identificar essa oportunidade. Agora, depende só de você ir em frente, botar as mãos na massa e conquistar a vida que deseja!

Finalizando

–Édipo falando aqui, super bacana né?!! Eu curti pra caramba esse bate papo, espero que você também! E se não curtiu, tá tudo tranquilo também 🙂

Você tem alguma dúvida ou pergunta que gostaria de fazer? Se sim, aproveite e deixe seu comentário logo ai abaixo, se não, deixe um comentário assim mesmo haha .

Então era isso!!

Abraços
–Édipo Tolentino.

  • Lkz ZN

    Gostei bastante dessa entrevista achei ela muito inspiradora!!!

  • Vlw seu Lucas, realmente o Ricardo manda super bem ..